Resenha | Quando as estrelas caem, de Amie Kaufman & Meagan Spooner

terça-feira, 24 de abril de 2018

O que você faria se caísse em um planeta completamente diferente e tivesse apenas ajuda de uma pessoa para te salvar, mesmo sabendo que seu pai o mataria por isso? Essa é a jornada de Lilac e Tarver.

Amie Kaufman & Meagan Spooner

Os acontecimentos começam na nave Icarus, que é quando Lilac e Tarver se conhecem. Existe um abismo social gigante entre eles, pois Lilac é a “princesa” e Tarver apenas um guerreiro. Como aquela relação, mesmo de amizade, poderia dar certo?

E são acontecimentos legais: Lilac deixando a sua classe social falar mais alto e “pisando” nos outros; assim como Tarver tenta conquistar a sua atenção. Mas só que situações extremas pedem medidas extremas e três dias após se conheceram, eles estarão em um novo planeta.

📖 “Eu gostaria que ele continuasse sendo um babaca. É mais fácil lidar com a aversão do que com a empatia.” (pág. 77)

Amie Kaufman & Meagan Spooner
A nave Icarus caiu; Lilac e Tarver são os únicos, aparentemente, sobreviventes em um novo planeta. À primeira vista ele não parece habitável, mas eles logo serão resgatados, certo? Então tudo que precisam fazer é permanecerem aquecidos e lutar por suas vidas.

Lilac terá que ser uma pessoa completamente se quiser sobreviver até alguém aparecer. O que será que um novo planeta reserva para nossos personagens?

💭

E é desse ponto em diante que a estória começa a ganhar vida, só que não com tanta empolgação. Quando eles caem em um planeta desconhecido, a narrativa começa a ser de uma forma mais arrastada. Afinal, eles estão em um lugar onde não há muito o que fazer; apenas tentar sobreviver.

Amie Kaufman & Meagan SpoonerJá que abordei sobre a narrativa, devo dizer que o livro é narrado no ponto de vista dos dois personagens. É possível sentir com alguma intensidade e compreender mais alguns motivos por trás de algumas atitudes. Porém o que eu mais gostei antes de iniciar cada capítulo é o interrogatório onde Traver responde sobre as questões que serão abordadas no próximo capítulo. Bem legal!

📖 “Conheço mil sorrisos diferentes, cada um com sua nuance de significado, mas não sei como alcançar a distância de poucos metros para chegar a essa pessoa que está perto de mim. Não sei conversar com ele. Não quando é real.” (pág. 151)

Agora sobre os personagens: muitos momentos eles estão furiosos e em outros estão com alucinações. É um planeta completamente desconhecido, então eles não conseguem distinguir a realidade de sonhos. Mas, mesmo passando por momentos como esses, eles ainda conseguem ignorar um ao outro na maior parte do tempo. E o porquê disso? O sentimento que aflorou entre eles é a resposta.

Mas já deixo um alerta aqui para quem espera um romance avassalador: não, não vai ter. As autoras Amie Kaufman e Meagan Spooner abordam de uma maneira mais leve, simples, mas consegue transparecer o que os personagens estão realmente sentindo. O livro realmente foca na fantasia, num mundo diferente e o suspense de como tudo irá acabar.


📖 “-Você não está com frio?
- O que você faria se dissesse que sim? Me ofereceria um pouco da sua febre?- Compartilhar é demonstrar carinho.” (pág. 256)



Amie Kaufman & Meagan SpoonerComecei a ler esse livro e estava assistindo o seriado “perdidos no espaço” na Netflix e comecei a fazer comparações e até mesmo teorias do motivo que levou esse incidente. Mas nada é o que parece e até mesmo as alucinações dos personagens vai além do que você imagina.

Quando as estrelas caem” é um bom livro de fantasia, cheio de detalhes impressionantes. O final deixou um pouco a desejar e com aquela sensação de que haverá mais livros para contar mais essa jornada de Lilac e Traver. O que será que há mais para contar?

📖 “Por um momento, a imagem perante nós fica congelada: nosso mundo, nossas vidas, reduzidos a um punhado de estrelas meio perdidas em um espaço não mapeado. Então aquilo se vai, a vista engolida pelos ventos que passam em fluxo pelo hiperespaço, autoras verdes-azuladas varrendo as imagens residuais da retina. Até que tudo o que resta somos nós dois.” (pág. 412)

Avaliação: 3,5 ❤
*exemplar cedido pela editora.

Título original: These broken stars
Escritora: Amie Kaufman & Meagan Spooner
Editora: Novo Conceito
Ano de publicação: 2018
Páginas: 416
Gênero: Fantasia / ficção científica / jovem adulto / literatura estrangeira / romance

SINOPSE | SKOOB
"Tarver só tem 18 anos, mas já ocupa o posto de Major e foi condecorado como herói. Lilac é mimada e arrogante, e acha que o mundo existe somente para servi-la. A menina mais rica da galáxia e o guerreiro misterioso. Perdidos em um planeta abandonado, os únicos sobreviventes de um desastre que matou milhares de pessoas sabem que precisam aprender a conviver e não estão certos de que conseguirão voltar para casa um dia.
   Juntos, eles enfrentam aparições, vozes fantasmagóricas, coisas que desaparecem e a presença cada vez mais próxima da força desconhecida que ejetou do espaço a nave Icarus.
Criando um vínculo que supera o clichê os opostos se atraem , Lilac e Tarver provam que a coragem e a lealdade podem ser muito maiores que o instinto de sobrevivência. Personagens que, de tão imperfeitos, nos fazem torcer por eles."

4 comentários

  1. Achei interessante o enredo e fiquei curiosa, mesmo com os pontos fracos, acredito que seria interessante ler e tirar minhas conclusões, afinal gosto de um livro mais leve e uma pegada de fantasia. Gostei muito da capa também, aliais suas fotos ficaram lindas!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas o livro iria te agradar, então! :D É sempre bom lermos algo que desejamos, apesar das opiniões. O livro não é ruim, de forma alguma, só não me agradou em todos os pontos.

      Obrigada <3 e que seja uma boa leitura para ti.

      Excluir
  2. Oiieee

    Tenho lido bastante comentários sobre esse livro, e o fato de estar ambientado em outro planeta me chama a atenção, eu gosto dessa temática. Como não faço questão do romance avassalador, achoq ue seria um bom livro pra mim, pois sempre foco mais na fantasia e no suspense em livros mesmo. Fica a dica anotada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Sem dúvidas o livro vai te agradar em todos os pontos, então. Leia sem medo e aproveite o máximo dessa leitura :D

      Beijos.

      Excluir