Resenha | Aos olhos de Zoe, de Camila Pelegrini

segunda-feira, 19 de março de 2018

Você já parou para pensar em como seu cachorrinho enxerga o seu mundo? Já parou para pensar, também, no que passa em sua cabecinha quando tudo para nós são coisas normais ou até mesmo comuns, mas para ele é tudo novidade? "Aos olhos de Zoe" vai nos mostrar um mundo completamente diferente visto aos olhos de uma adorável cachorrinha.


resenha

“Já imaginaram se todos eles usassem estes pequenos toques de mágica de forma mais sabia? Quantas feriadas não teriam evitado? Quantos sorrisos não teriam despertado? Eles aprendem a falar tão cedo, mas demoram tanto para aprende-lo de fato...” (pág. 41)


Na véspera de Ano Novo, Melissa encontra uma cachorrinha na rua. Ela tenta aos poucos conquistar a confiança dela para que ela consiga se aproximar. Quando finalmente consegue, Melissa leva essa cachorrinha para a casa, pois não é justo que ela fique sozinha e abandonada ainda mais em uma noite como essa que será repleta de fogos e ela irá morrer de medo.

No primeiro momento é apenas na véspera, mas como ela abandonaria a cachorrinha de novo? Quando chega em casa, o seu marido Lucca está esperando. Ele fica surpreso quando Melissa chega com a cachorrinha em seus braços, mas compreende completamente e logo já colocaram o nome dela: Zoe.


“É estranho como às vezes um instante de silêncio diz mais do que algumas pessoas falando sem parar por horas.” (pág. 57)

Melissa é completamente atenciosa, carinhosa e uma artista. Enquanto Lucca sai todos os dias para seu emprego, Melissa fica em casa trabalhando em suas obras de arte. Zoe adora sua companhia e fica toda feliz e só observando as coisas do seu mundo. O que Melissa não sabe é o que passa na cabeça de Zoe e como ela vê o mundo em sua volta.

Afinal, o que os cachorros pensam? Eles enxergam o mundo da mesma forma que a gente ou não? Qual a percepção deles sobre esse universo gigante? E é isso que vamos descobrir junto com Zoe: o livro é narrado no ponto de vista dela e conta desde quando ela foi resgatada, ganhou um lar e amor, até quando tudo começou a desmoronar na vida de Melissa.


“Alguns dias são engraçados, vocês perceberão isto. Parecem ter a incrível capacidade de nos surpreender. Acorda-se com grandes expectativas, animação e sede de bons acontecimentos, e o que acontece de mais especial é... bem, o fato de você ter acordado. Outros, por sua vez, amanhecem melancólicos, solitários e até mesmo doloridos, e acabam tornando-se os melhores dias.” (pág. 75)

resenha

“Por vezes, não é de palavras que se precisa. Palavras cansam. Às vezes, tudo o que se quer é o sossego do silêncio. Às vezes, basta estar presente, permanecer ao lado, o coração perto.” (pág. 112)

Sabe aquele livro completamente diferente do que estamos acostumados? “Aos olhos de Zoe” é esse livro. Até então eu não tinha lido nada que tivesse uma narrativa totalmente diferente como essa, mas a autora soube como fazer e deixou que preenchesse o coração e sofresse junto com os dilemas apresentados.

Posso dizer que logo no começo do livro eu já me senti fisgada pelo enredo e por Zoe. Sofri quando ela conta o motivo que está na rua, sofri quando ela começa a perceber os problemas que sua dona está passando, mas eu também sorri quando ela é resgata e começa a receber toda atenção e amor possível de Melissa. Sorri das artes que ela aprontou e só queria mais e mais daquele livro.


 “Pela segunda vez em minha vida, me surpreendia com a incrível força que o amor tem de machucar. Não fazia sentido. Como poderia ser, quando ele era também o único capaz de curar?” (pág. 155)

resenha
Sabe o que me cativou ainda mais? Eu tenho uma cachorrinha (nome dela é Hannah) e conforme a leitura avançava eu ficava imaginando a minha Hannah como se fosse a Zoe. Me peguei em diversos momentos pensando nos momentos que a minha cachorrinha vivencia comigo e minha família e o que deve passar em sua cabecinha. Se ela pudesse falar, o que ela falaria? Além da narrativa completamente maravilhosa e bem fluída, esse foi um ponto que me conquistou por completo.

Além disso, a autora Camila Pelegrini aborda assuntos importantes como o caso de adoção de animais e a luta contra o abandono dos mesmos. Nesse livro ela relata todos os sentimentos caninos para nós e percebemos como eles devem se sentir solitários e tristes em diversas situações, porém não conseguem expressar isso de outra forma além daqueles pequenos olhinhos tristes... todos os cachorrinhos merecem um lar, merecem amor! E vocês vão se emocionar completamente com esse desfecho.


“Tudo o que é feito com a companhia de quem se ama torna-se mais especial. Não se trata da ocasião, do lugar ou do clima, mas, sim, do amor presente.” (pág. 212)

resenha

Aos olhos de Zoe” é aquele livro recheado de amor e inocente. É impossível você não virar a página e ficar ainda mais apaixonada por Zoe. Além do mais, os outros personagens que aparecem no decorrer da trama são tão maravilhosos quanto Zoe e sua dona Melissa. Eu, sinceramente, não encontro palavras para descrever o quanto eu amei esse livro. De verdade! Acho que todos deveriam dar uma chance e se apaixonar por essa emocionante e diferente estória.


“A vida não é uma sequência linear e necessariamente lógica dos fatos; ela gosta de inovar, de surpreender, e não se pode estar sempre preparado para as surpresas que nos são reservadas. Feliz ou infelizmente.” (pág. 263)


Avaliação: 5/5 ❤ + ⭐

Título original: Aos olhos de Zoe
Escritora: Camila Pelegrini
Editora: Coerência
Ano de publicação: 2016
Páginas: 392
Gênero: Romance

SINOPSE | SKOOB
"O que você acha que seu cachorro diria sobre a sua vida? Como ele contaria sua história? 
Bem, a sua eu não sei, mas a de Melissa, Zoe revelou perfeitamente.
Após ser resgatada da rua, a cachorrinha mais sábia de todos os tempos acompanha a trajetória de sua nova família, relatando a história do fim de um amor e do começo de outro, apontando suas dúvidas sobre os erros humanos e fazendo das menores coisas do dia a dia a sua felicidade infinita.
É mais do que um romance. É um ensaio sobre a amizade, a fidelidade e o amor em sua forma mais pura. É Zoe salvando aqueles que um dia a resgataram.
Seja bem vindo à história de uma vida retratada "Aos olhos de Zoe"."

Postar um comentário