Resenha | O lar da srta Peregrine para crianças peculiares, de Ransom Riggs

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Seu avô te conta estórias sempre antes de dormir, fazendo com que elas pareçam reais. Você começa acreditar toda nessa peculiaridade e coisas mirabolantes criadas por ele. Ele contava de crianças que flutuavam, tinham moscas dentro do seu corpo e até mesmo uma boca na nuca! Mas até que ponto você é capaz de acreditar?


Ransom Riggs

Jacob sempre adorou ouvir as estórias de seu avô. Em algum momento da sua infância ele chegou a contar essas estórias para todos seus colegas de classe e até mesmo mostrar algumas fotos que seu avô tinha. Como não acreditar em tudo que era contado já que haviam as fotos como provas?

Um certo dia, Jacob estava no trabalho quando recebe uma ligação do seu avô completamente desesperado porque não era capaz de encontrar algumas coisas. O primeiro pensamento (e o que seu pai o fazia acreditar) era que ele não havia tomado seus remédios. Da mesma maneira, ele decide sair por essa emergência e checar se está tudo ok com ele.



📖 “Quando alguém não o deixa entrar, você acaba parando de bater. Entende o que quero dizer?”

Quando chegou em sua casa, Jacob não conseguia encontrá-lo. Após uma grande procura, ele o encontra no jardim praticamente morto. Quem faria isso com uma pessoa tão amável? E ele percebe um monstro se movendo em sua direção. Então foi isso que matou seu avô.

Entre uma estória e outra, ele tinha contado sobre alguns monstros e sobre o perigo que todas essas crianças peculiares sofriam. Então seu avô era peculiar? As estórias realmente eram reais? Todas essas pessoas eram reais e estariam vivas ainda? Já tinha tanto tempo... mas com muita determinação, Jacob convence seus pais de passar um tempo nessa ilha que seu avô tanto falava.



📖 “Não sou especialista em garotas, mas, quando uma delas o belisca quatro vezes, tenho quase certeza que está paquerando você.”

Será que Jacob vai conseguir desvendar todos os mistérios das crianças peculiares? O que te aguarda nessa grande aventura?

Ransom Riggs

Depois de tanto hype sobre “o lar da srta peregrine para crianças peculiares” eu finalmente li! O vai relatar um mundo completamente diferente do qual estamos acostumados e cheio de peculiaridades e segredos.



📖 “Mas como a vida seria sem graça se nós sempre conseguíssemos as coisas na primeira tentativa.”

Antes de ler o livro confesso que vi o filme (podem julgar!) e quando comecei a leitura comecei fazer as comparações. Sei que isso não deve acontecer, pois cada um possui a sua beleza, mas é impossível não comparar. De qualquer forma, eu gostei muito do desenrolar da estória e como tudo foi resolvido. É realmente um enredo diferente e que deixa o leitor convencido que esse mundo realmente exista!

A leitura demorou um pouco para fluir, mas quando Jacob vai para o lar da srta peregrine, parece que toda a leitura progrediu rapidamente. Os acontecimentos começam a ficar marcantes e começamos entender o porquê o avô de Jacob guardava tanto segredo deste lugar. Todos ali correm grande perigo, ainda mais se souberem como o tempo passa por lá.




📖 “Eu costumava sonhar em fugir da minha vida comum, mas minha vida nunca havia sido comum. Simplesmente não conseguira notar como ela era extraordinária.”

A escrita do Ransom Riggs é boa e bem descritiva. Ele conta com uma riqueza de detalhes incríveis e que faz o leitor viver o mundo peculiar junto com ele. Se os próximos livros seguirem a mesma linha, com certeza vou adorar também. A minha avaliação deste livro é apenas pelo começo que achei bem “arrastado”, porque exceto isso, do meio para o final é arrebatador!

Acho que todos deveriam dar uma chance para este livro; viver todas as aventuras com Jacob, conhecer um mundo diferente e cheio de crianças peculiares.



Avaliação: 3,5 ❤


Título original: Miss Peregrine's home for peculiar children
Escritora: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2015
Páginas: 352
Gênero: Fantasia / ficção / jovem adulto / literatura estrangeira / romance


SINOPSE | SKOOB
"Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real.
Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: “Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos.
Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto."

Postar um comentário