Resenha | Um de nós está mentindo, de Karen M. McManus

terça-feira, 13 de março de 2018

Cinco adolescentes dentro de uma sala de detenção e mais o professor. O professor sai para verificar um problema do lado de fora; os alunos permanecem. Quatro deles não gostam de Simon; Simon tem uma relação alérgica, é levado para o hospital e morre. Será que os alunos presentes nessa sala são os responsáveis ou há um outro alguém? Alguém está mentindo, mas quem será?


Karen M. McManus

"Um de nós está mentindo" vai nos apresentar o dia-a-dia de quatro estudantes que são suspeitos por matar Simon. Bronwyn é uma garota completamente comprometida a estudar na faculdade de Yale e nunca quebra nenhuma regra; Já Addy é a definição de princesa do baile de primavera. Conseguem imaginar tamanha beleza?; Nate está em liberdade condicional por tráfico de drogas; e por último o Cooper que é atleta do time de beisebol do colégio.

Mas por que essas pessoas odiavam Simon, sendo que possuem personalidades completamente diferentes? Simon era o criador de um aplicativo mais famoso do colégio e nele só eram publicados fofocas. No começo ninguém acreditava que aquelas notícias eram reais, mas conforme a verdade foi aparecendo, o aplicativo ficando ainda mais famoso e as pessoas passando a odiar ainda mais esse garoto.


“Está é a verdade sobre diferenciais competitivos. Algumas vezes eles são bons demais para ser verdade.”

Por conta disso, todos os cinco estão na detenção. Só que apenas Simon sai da sala sem vida. Todos no colégio sabiam da alergia do garoto com amendoim, assim como muitos o odiavam. Claro que a morte não foi acidental e isso foi provado pelos investigadores do caso. Mas quem o matou? Será que todos são vítimas ou são os assassinos?

Todos possuem segredos e mesmo após a morte de Simon, muitos segredos ainda serão revelados no Tumblr. Seria apenas uma coincidência para escapar da cadeira ou será mesmo que algum dos quatro é o culpado por essa morte? O que realmente vale nessa jogada é cada se proteger e proteger o seu próprio segredo.


“Algumas pessoas são tóxicas demais para viver. Simplesmente são.”


Karen M. McManus

O que dizer de um livro que me deixou fissurada do começo ao fim e me fez criar diversas teorias de quem era o criminoso? "Um de nós está mentindo" é um excelente livro para quem gosta de desvendar o mistério e dar uma de Sherlock Holmes.

Conforme a leitura ia avançando eu criava uma teoria. Na minha mente eu tinha quatro e quando cheguei no final e realmente soube quem foi o culpado senti aquela vontade de gritar: EU SABIA! Me senti até aliviada que a primeira teoria que criei para esse livro foi a que realmente aconteceu.


“Fui atraída por uma falsa sensação de complacência. Acontece, eu acho, mesmo durante a pior semana da sua vida. Coisas horríveis e impactantes se empilham em cima da pessoa até ela estar prestes a sufocar e então... elas param. E, como mais nada acontece, a pessoa então começa a relaxar e pensar que está fora de perigo.”

A forma como a autora Karen M. McManus descreveu esse mistério, envolveu o leitor no dia-a-dia de cada personagem, foi incrível. Como o enredo gira em torno de Bronwyn, Addie, Nate e Cooper, os capítulos são narrados por cada um deles, fazendo que você acredite na inocência de cada, mas ao mesmo tempo desconfie.

Só que o livro vai um pouco além do mistério em si. A autora também soube abordar alguns temas mais delicados como bullying, assédio, abandono, vícios... só que tudo de uma forma mais neutra, mais superficial, mas que faz o leitor para e pensar. Aliás, tudo tem uma conexão com o mistério, certo?


“A pessoa descobre quem são seus verdadeiros amigos quando coisas assim acontecem.”


Desde o lançamento eu estava muito curiosa para conferir o desenrolar desse mistério e tenho que dizer que me surpreendi muito! Eu estava repleta de expectativa, claro, e o que me deixou ainda mais feliz foi que ele atendeu todas elas.

Então aqui vai uma dica: se você gosta de gêneros como esse ou até mesmo gostou das séries Pretty Little Liars e Riverdale, leiam esse livro. Você vai começar a se conectar com os personagens e montar o quebra-cabeça que esse livro é. Vai adorar alguns, vai odiar outros. Mas no final, tudo terá uma explicação.


Avaliação: 5/5 ❤


Título original: One of us is lying
Escritora: Karen M. McManus
Editora: Galera Record
Ano de publicação: 2018
Páginas: 384
Gênero: Suspense / mistério / ficção / jovem adulto / literatura estrangeira


SINOPSE | SKOOB
"Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus."

Um comentário

  1. Oii,

    Adorei a resenha!
    Estou super ansiosa para ler esse livro!
    Adoro um livro que prende do início ao fim, que faz o leitor ficar criando e imaginando mil e uma teorias... eu sempre gostei muito de ler Agatha Christie, justamente porque ela faz isso com o leitor.. alguma morte e a necessidade de desvendar o crime ao longo do livro.
    Comprei o meu na última promoção da Saraiva e não vejo a hora de chegar para ler também.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir