Resenha | A magia do inverno, de Tahereh Mafi

segunda-feira, 26 de março de 2018

"A magia do inverno" é o segundo livro de "além da magia". Neste livro, assim como no primeiro, vamos viver diversas aventuras com os personagens e até mesmo aprender a força de uma amizade; o quanto ela é importante.

Tahereh Mafi

Laylee é a nossa personagem principal. Ela não consegue lembrar de ter vivido tempos felizes antes da sua mãe morrer. Todas as lembranças que a cercam são após a morte de sua mãe. Antes de seu pai ser levado e perder o juízo, ela é abandonada como a única mordeshoor restante na cidade de Wichwood.

Seu destino já está traçado: daquele momento em diante ela será destinada a passar todos os dias, pelo resto de sua vida, esfregando a pele e a alma dos defuntos nos preparativos para suas vidas após a morte.

📖 “É aqui está o que há de mais estranho nos sentimentos: às vezes, eles crescem lentamente, um tijolinho cuidadosamente colocado sobre ao outro ao longo de anos de trabalho e dedicação; uma vez construídas, essas bases tornem-se inabaláveis. Porém, em outras ocasiões, os sentimentos surgem descuidadosamente de uma só vez bem em cima de você, empilhando tijolos no coração e nos pulmões, enterrando-nos vivos no processo, se necessário.” (pág. 118)

Tahereh MafiJá aceitando o seu destino, Laylee não percebe que sua aparência começou a mudar. Agora sua pele está ficando enrijecida e seus cabelos completamente acinzentados. Ela só consegue ouvir os mortos reclamando, sua mãe reclamando e não consegue fazer nada para mudar esse terrível destino.
O que ela não sabe é que com a aparição de dois desconhecidos em seu mundo (Alice Queensmeadow e Oliver Newbanks), irão ajudá-la a mudar esse destino e farão com que sua vida mude completamente; tudo irá virar de ponta-cabeça e Laylee vai redescobrir mais sobre a magia, a cor e a cura através de uma verdadeira amizade com pessoas reais (e não amizade com os mortos).

📖 “Pediu a si mesma para manter-se calma e ter coragem - mas em momento de sinceridade, admitiria que o peso do desafio a assustava.” (pág. 127)

Tahereh Mafi

E mais uma vez a escrita da Tahereh Mafi me surpreendeu. Esse foi o segundo livro que li da autora, sendo o primeiro "além da magia", e eu só tenho elogios para a sua escrita simples, leve e descontraída.

Uma grande diferença entre esse livro e o primeiro é a intensidade dos acontecimentos. No primeiros somos apresentados para esse mundo mágico e diferente; já nesse segundo temos ainda a magia como foco principal, porém a autora explora outros pontos como é o caso da amizade.


📖 “Os três sabiam, sem dizer nada, que podiam contar um com o outro e que, de alguma forma, suas vidas importavam um para o outro. Esse era um presente que pouquíssimas pessoas tinham recebido em suas vidas. (pág. 157)

Tahereh MafiMe senti completamente tocada com este enredo. A personagem principal sofreu demais até encontrar a verdadeira alegria por trás de tudo quando Alice e Oliver aparecem. Por mais que a Alice esteja em missão, ela no final reconhece o verdadeiro valor de uma amizade. Um ponto positivo tanto para a nossa personagem principal de "a magia do inverno" quanto para a personagem Alice, do livro anterior.

Além disso, a autora apresenta diversos pontos importantes e explica perfeitamente o dom de cada mordeshoors (e, gente, é incrível!). No decorrer da estória temos diversas reflexões e até mesmo nos ajuda com a empatia, fazendo com que a gente consiga compreender todos que estão em nossa volta e os sofrimentos de todos. Sem contar que a Tahereh nos mostra um olhar diferenciado da vida após a morte. É um livro que vai além do que a capa apresenta!

📖 “Ela o amava, entenda, e amar era uma ação quase impossível de desfazer.” (pág. 207)

Tahereh Mafi

Então não julguem o livro pela capa. É infanto-juvenil? É, mas é incrível. Toda a questão de reflexão, todas as aventuras dos personagens, toda a forma de amor e amizade... Embarquem nesta incrível aventura junto com Laylee, enfrente todos os obstáculos e cresça junto com ela.

📖 “-A vida é estranha, não é?
- As coisas raramente são o que parecem.” (pág. 282)




Avaliação: 4,5

Título original: Whichwood
Escritora: Tahereh Mafi
Editora: Universo dos Livros
Ano de publicação: 2018
Páginas: 288
Gênero: Fantasia / ficção / jovem adulto / literatura estrangeira
SINOPSE | SKOOB
Embarque em uma incrível jornada pela terra de Whichwood nessa impressionante continuação do aclamado best-seller Além da Magia, de Tahereh Mafi! Nossa história começa em uma noite congelante… Laylee mal consegue se lembrar dos tempos felizes antes de sua mãe morrer. Antes de seu pai, levado pela dor, perder o juízo (e o caminho), e ela ser abandonada como a única mordeshoor restante na cidade de Whichwood, destinada a passar seus dias esfregando a pele e a alma dos defuntos nos preparativos para suas vidas após a morte. Ficou fácil esquecer e ainda mais fácil ignorar não apenas sua crescente solidão, mas a forma como suas mãos exaustas, assim como seus cabelos, estão se enrijecendo e se tornando acinzentados. No entanto, alguns estranhos conhecidos irão aparecer e o mundo de Laylee irá virar de ponta-cabeça enquanto ela redescobre a magia, a cor e o poder de cura da amizade. Exuberante e encantadora, a aclamada Tahereh Mafi tece uma nova aventura mágica neste mundo persa fantasiosamente sombrio, trazendo ao público novamente Alice Queensmeadow e Oliver Newbanks, protagonistas de Além da Magia.

Postar um comentário