Resenha | Raio de Sol, de Kim Holden

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Título original: Bright side
Escritora: Kim Holden
Editora: Planeta
Ano de publicação: 2016
Páginas: 446

Gênero: Ficção / literatura estrangeira / jovem adulto /romance



Sinceramente?! Eu não sei por onde começar essa resenha. Devo começar dizendo que logo no começo até certa parte eu estava me divertindo e em outro momento eu já estava chorando? Ou devo começar dizendo que Kate, a personagem principal, é uma das personagens mais incríveis da literatura?

Kate é aquela personagem que transborda felicidade; que contamina qualquer pessoa que está a sua volta; que ama com todo o seu coração e está sempre feliz e sorrindo. Quem a olha não consegue imaginar os problemas que ela passou e os que ela vem enfrentando.


"Esse é praticamente meu lema: sem arrependimentos. Arrependimentos só servem para imaginarmos alternativas e sentirmos raiva e tristeza, e não posso me dar ao luxo de nada disso." (pág. 20)

Ela e seu melhor amigo, Gus, se conhecem há 20 anos e agora irão se separar, pois ela está indo para a faculdade e Gus está seguindo a sua carreira de astro do rock. Mesmo com a distância, a amizade entre eles é completamente sincera e verdadeira porque realmente permanece. Ela está sempre lá para ele, assim como ele é capaz de fazer tudo por essa garota.

Detalhe: Kate é completamente viciada em café preto e puro. Quando ela entra na cafeteria de Minnesota, conhece Keller Banks. Tudo o que ela não desejava no momento era se apaixonar, pois ela tem um enorme segredo que nem seu melhor amigo sabe e tem medo que ele seja revelado para todos aqueles que ela ama. Mas como controlar um sentimento como o amor?


"Meu coração fica feliz quando as pessoas sentem esse tipo de amor. É raro. As pessoas não dedicam tempo a encontrar algo assim. Ou deixam escapar com facilidade ou não sabem o quanto é precioso quando o têm." (pág. 113)

Keller também se encantou por ela, afinal, quem diria "tenha um dia estupendo" logo às 6h da manhã?! Aquela garota realmente era diferente para ele e ele sabia que tinha que conhecê-la melhor. Mas assim como ela, ele tem um enorme segredo e apenas duas pessoas conhecem. Será que isso não mudaria o destino dele para sempre?


"Por mais que eu tente não pensar e não deixar a vida me deprimir, às vezes ela me deprime. E não quero isso. Porque a vida é um dom." (pág. 127)




"Ler é uma fuga do mundo externo. Todo mundo precisa de um pouco disso para manter a sanidade." (pág. 146)

Esse livro só pela sinopse e pela descrição pode fazer você se perguntar: ok, mas qual é esse grande segredo? Ele realmente é "grande" ou é apenas para despertar curiosidade? O segredo é grande, tanto dela quanto de Keller, que irá fazer com que você sinta vontade de entrar no livro e resolver todos os problemas que surgem com essa revelação.


"Só não deixe o presente de lado por um futuro desconhecido. Muitas felicidades são deixadas para trás, ignoradas ou adiadas para um momento que pode não chegar nunca. Não fique esperando as coisas e perca o momento por um amanhã sem garantia." (pág. 178)

Como já disse, Kate é uma das melhores personagens que já li. Ela é completamente determinada, confiante, alegre, divertida. É impossível não dar risada com os primeiros acontecimentos do livro. Assim como não é possível que esse livro não te arranque diversas lágrimas e que você deseje que tudo seja completamente diferente.

Amei esse livro do início ao fim! Os personagens principais são completamente amáveis, assim como os secundários. Todos possuem uma energia muito boa e ficam todos melhores assim que conhecem Raio de Sol (a nossa amável Kate). Afinal, ela é capaz de causar esse efeito em todos que conhece. Mas não é só isso: o livro também aborda alguns assuntos como bulimia e homossexualismo.


"Imagine por um momento que está livre de todas as expectativas na sua vida. O que você faria? Como viveria sua vida se ninguém estivesse olhando? Como seria seu futuro?" (pág. 267)

 Já deu para perceber até aqui o quanto eu me apaixonei por esse livro, não é mesmo? A escrita da Kim Holden é completamente fluída e eu me perdi completamente no livro. Logo no começo, o livro me proporcionou várias risadas, mas eu sabia que ele teria uma enorme carga emocional e realmente, não foi diferente. Eu ri e chorei com esse livro; me perdi e esqueci do mundo a minha volta enquanto estava lendo. Faz tempo que um livro não me deixa assim!

Então se eu recomendo? Recomendadíssimo! Mas aqui vai aquela super dica para quem deseja ler: prepare lencinhos porque depois que os segredos são revelados, as lágrimas não irão parar até você chegar na última página.


"E sua coragem provou para mim várias vezes que a vida não é fácil para ninguém. Nós todos temos que lutar para aproveitar o máximo a vida que recebemos." (pág. 427)


Avaliação: ❤❤❤❤❤ + 🌟




SINOPSE | SKOOB
"Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo."




Acompanhe o blog em outras redes sociais: Facebook | Instagram

6 comentários

  1. OIieee

    Ah Deus, como evitar um livro que todo mundo ama??? Eu não queria ler porque sou chorona, mas com uma resenha assim, com tantos elogios, teria que ser mais boba do que já sou pra dizer não, obrigada, não vou ler você... Fazer o que? Bora chorar um pouco né, vai pra listinha

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é difícil, não é? Sempre lia resenhas maravilhosas dele e pensava: não, não vou ler agora, quem sabe depois. Mas me rendi ao livro e que livro! Completamente emocionante, envolvente... só tenho elogios. Por favor, leia!!!

      Beijos.

      Excluir
  2. Oie!
    Todas as resenhas que leio desse livro são nesse nível da sua, preciso dele na estante! <3 Parece ser lindo e os personagens incríveis!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje eu não li nenhuma resenha negativa desse livro! Aliás, como escrever algo ruim de um livro tão maravilhoso quanto esse?! É impossível. Por favor, leia esse livro. Se emocione!

      Beijos.

      Excluir
  3. Oieee! Nao é a primeira resenha que leio super positiva sobre o livro, mas a sua é de empolgar mesmo, adorei! Não conheço a autora, mas já sei que vou amar a Kate, mesmo porque adoro café puro heheheheh

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que alegria ler isso *-*
      Kate é completamente apaixonante, aliás, todos os personagens são. O livro é emocionante, envolvente e só coisas maravilhosas. Leia, leia, leia!

      Beijos.

      Excluir