Resenha | Três vezes nós, de Laura Barnett

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Escritora: Laura Barnett
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384

Sinopse: "Uma jovem mulher com uma bicicleta quebrada após desviar de um cão. Um homem que ela poderia facilmente ter deixado passar, sem parar, levando consigo uma vida inteira, uma vida que poderia nunca ter sido dela.

Eva Edelstein está no segundo ano do curso de Inglês na Universidade de Cambridge. Ela namora David Katz, estudante e aspirante a ator. A vida de Eva parece bem encaminhada, quando, no campus da universidade, ela conhece acidentalmente Jim Taylor, estudante frustrado de direito.

Há três versões, três realidades diferentes para o futuro de Eva e Jim, dos anos 1950 até os dias atuais.
Se o nosso futuro é uma encruzilhada, gostaríamos de saber qual caminho seguir? E depois, ficaríamos felizes com a nossa escolha?
Três vidas. Três histórias. Três destinos... permeados com traições e ambições, mas também com amor e arte. "

"Eva observa o rosto de Jim e sente uma certeza que não consegue explicar - e nem mesmo tentar - de que este é o momento: o momento depois do qual nada voltará a ser como antes." (pág. 16)

Você já parou para pensar como sua vida seria se tudo acontecesse de uma outra forma? Se aquela pessoa esbarrou com você no seu caminho e te convidasse pra sair? E se vocês se conhecem através de amigos em comum? E se vocês tivessem ficado juntos, mas com grandes decepções? "Três Vezes Nós" vai relatar a história de Jim e Eva em três versões.

Versão 01: Jim e Eva se conheceram em um incidente de bicicleta. Tiveram um encontro - mesmo Eva namorando David, isso não foi um problema -, se apaixonaram e casaram. Eva trabalha em um jornal enquanto Jim fica apenas aproveitando a vida. 
"Parece que, com ele, sou capaz de fazer qualquer coisa, ir a qualquer lugar. Eu realmente o amo, tenho certeza disso. E mesmo assim uma pequena parte de mim, essa parte horrível e teimosa, insiste que o que existe entre nós não é real, de algum modo - que é algo fútil, uma espécie de arremedo de amor." (pág. 51)
Versão 02: Eva e Jim se conheceram, mas não foi em um incidente de bicicleta. Eva tem sua vida de esposa e mãe e nas horas vagas tenta escrever seu liro de romance, enquanto seu marido, David, continua a sua carreira de ator. Em uma festa do elenco da peça de David, Jim é um dos convidados e é apresentado para Eva.

Versão 03: Eva e Jim se conhecem no incidente de bicicleta. Eva termina o namoro com David para ficar com Jim, porém descobre a gravidez e que o filho é de David. Ela volta com ele e em um encontro do elenco da peça, é a hora de Jim e Eva se reencontrarem e reascender o amor guardado a tanto tempo.
"Uma facilidade para encarar as dificuldades da vida, para melhorar as coisas, que certamente surgiu por ter sido obrigada a deixar tudo para trás." (pág. 123)
"As pessoas suportam a solidão todos os dias. Acham que é impossível conseguir, que não vão sobreviver, mas, de algum modo, um segundo é seguido por outro, torna-se uma hora, um dia, uma semana, e elas ainda vivem. Ainda estão sozinhas, mesmo no meio de uma multidão de pessoas." (pág. 178)
Isso é apenas um resumo da primeira parte e tudo que você pode encontrar no livro. É um livro completamente diferente de todos que já li. Você imagina diversas possibilidades e como a vida pode mudar ou ser diferente dependendo do momento vivido.

Em certos momentos eu me senti perdida com o livro, confesso, mas eu gostei como cada história se desenrolou. Esse livro te dá duas possibilidades de leitura: uma é ler normalmente como você lê algum livro ou ler por versão (e foi o que eu fiz e achei a leitura mais prática). Aliás, no final, há um espaço para você escrever sua reação com cada versão apresentada pela escritora. Demais, não é?
"Nada é permanente, exceto a mudança." (pág. 199)
"É como se, quando estão juntos, existam apenas no presente eterno. E ele sabe, lá no íntimo, que esse fato traz consigo seu próprio encanto especial: que nunca poderá ser igualado pelos ritmos monótomos do dia a dia." (pág. 213)
Não consigo dizer qual versão eu gostei mais, porém eu me apeguei bastante com a versão 02. Adoro histórias de reencontros e como tudo faz você acreditar no destino. A escritora soube relatar perfeitamente cada história e cada "se" apresentado. Se você pudesse mudar a história da sua vida, você mudaria? "Algumas escolhas podem mudar a sua vida para sempre".
"Todos nós precisamos encontrar uma maneira de seguir em frente." (pág. 327)
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ 

4 comentários

  1. Geeente, preciso ler esse livro! Estou muito curiosa para conhecer essas três versões.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeeia! É diferente de tudo que já li e super adorei como cada história terminou. E muito obrigada. <3 Beijos.

      Excluir
  2. Olá!!
    Nunca pensei que o enredo desse livro fosse assim!! Estou bem surpresa! Deve ser uma leitura beeem diferente, mas parece legal! Agora fiquei curiosa sobre como terminam as histórias...então, são três finais diferentes?!
    Gostei da ideia da autora, se brm que eu ficaria meio agoniada, sem saber qual a versão que realmente aconteceu kkkkkkk
    Abraço!!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, é bem diferente de tudo que já li, por isso me agradou tanto! Fico feliz que tenha ficado curiosa haha acho que essa é a intenção da resenha haha. E sim, como são três versões, são três finais diferentes, três possibilidades. É muito legal! Beijos.

      Excluir