segunda-feira, 23 de novembro de 2015

[Resenha] A Última Música

Escritor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 383
Sinopse: "Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte.
O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obriga de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade - e dor - jamais sentida."
"- A mãe disse que é por causa da TPM. 
 - Você sabe o que é isso?
 - Significa Todos os Problemas Misturados." (pág. 31) 

"Quando seus olhares se cruzaram, foi uma das raras ocasiões em sua vida em que ficou totalmente sem saber o que falar." (pág. 112) 
O livro relata a vida dos personagens, Marcus, Blake, Jonah, Steve, Will e especialmente Ronnie. Uma garota mau humorada, vegetariana, revoltada com a vida e o mundo, e que culpa seu pai pela separação da família. 
"Não conseguindo esconder um sorriso, como se estivesse maravilhada com o que acontecia entre eles e curtindo cada momento." (pág. 148)
"O beijo não durou muito, e não era do tipo arrebatador como se vê no cinema, mesmo assim, estava feliz por ter acontecido, e, sem saber o motivo, percebeu que era exatamente isso que queria que ele tivesse feito." (pág. 182)
É narrado em terceira pessoa, com capítulos tendo narrativas alternadas entre os personagens onde temos a chance de ter uma visão de toda a história por vários ângulos.

Seu pai é  um homem muito inteligente, que faz muitas piadas, cheio de sensor de humor e com uma paciência que eu nunca vi na vida! Ele tenta de todas as formas se aproximar dos filhos. Mas seu pai guarda um grande segredo que vai fazer esse livro dar uma reviravolta. Ela não fala com ele há três anos e jurou que jamais voltaria a tocar piano. 
"Quer dizer, se a relação não consegue sobreviver no longo prazo, por que é que vou investir meu tempo e minha energia em algo que não vai durar?" (pág. 205)
"Ela não era como as outras pessoas que conhecia. Tinha certeza de que jamais soltaria de sua mão. Seus dedos pareciam ter o encaixe perfeito nos dele - perfeitos complementos entrelaçados sem esforço algum." (pág. 211)
Também não tem um relacionamento muito bom com a mãe, as duas discutem bastante - uma clássica adolescente rebelde. E é a partir disso, sua mãe decide que Ronnie e seu irmão Jonah, tem que passar o verão com o pai, em uma cidade que nada de interessante acontece e onde diversão soltar pipas e cuidar de ninhos de tartarugas. 

Contudo, é vivendo essa realidade que Ronnie conhece Will e vê sua vida mudar em pouco tempo. E é onde ela conhece Marcus e Blake e acaba envolvendo-se em grandes problemas.
"Como se lesse seu pensamento, Will aproximou-se dela, inclinou-se e deu-lhe um beijo suave em seus lábios e ela teve a certeza repentina de que queria passar mais do que horas e horas em seus braços, exatamente como estava agora." (pág. 219)
"Ela havia tornado parte da sua vida - e, de várias maneiras, era a melhor parte." (pág. 223)
"No fim, devemos sempre fazer aquilo que acreditamos ser certo, mesmo que seja difícil." (pág. 233)
"Eu te amo mais do que jamais amei alguém." (pág. 265)
Mas com toda a rebeldia adolescente feminina termina quando tem um ''garoto'' envolvido, Ronnie ao tentar salvar um ninho de tartarugas, conhece o Will: o mecânico/funcionário do aquário/jogador de vôlei. Porém, mesmo completamente encantada com ele, ela ainda consegue se fazer de durona e não deixa transparecer.

O verão que tinha tudo para ser terrível vai tornando-se muito agradável. Ela finalmente começa a se dar bem e perdoar o pai, conhece um amor verdadeiro e começa a sorrir à toa. E de uma forma comovente presenciamos o amadurecimento de uma jovem rebelde para uma mulher. Uma filha que cuida do pai com todo amor e carinho e faz tudo por ele (claro que para chegar até esse ponto, muita coisa aconteceu).
"A verdade só tem significado quando é difícil de ser admitida!" (pág. 323)
"Sei que não é muito e certamente não é suficiente para fazê-la entender, mas quero que saiba que ainda acredito no dom do amor. E quero que acredite nele, também. Você merece isso em sua vida, pois nada pode ser mais pleno do que o próprio amor." (pág. 344)
Como é um livro do Sparks, você já pode imaginar que finais felizes são raros, mas, de certo modo, traz uma certa paz, uma certa alegria. O livro é cheio de frases que te faz refletir e cheio de lições. E, para mim, a melhor lição foi: não deixe para valorizar alguém depois de perder. Tudo que puder fazer, faça. Ame incontrolavelmente, dedique-se. Antes que seja tarde demais para isso.

Este foi o primeiro livro que li do Sparks e desde então, me apaixonei pela escrita. A forma que ele escreve, prende o leitor do começo ao fim.
"Ela enterrou seu rosto em seu ombro enquanto continuavam abraçados. Ela precisava dos braços dele ao seu redor, precisava que ele a abraçasse e dissesse que iriam encontrar uma maneira de ficar juntos." (pág. 376)

"- Eu nunca deixei de te amar, Ronnie. E nunca deixei de pensar em você.  
(...) - Eu também te amo, Will Blakeles - ela sussurrou, inclinando-se para beijá-lo novamente." (pág. 383)
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ()

Um comentário:

  1. Esse foi o terceiro livro que li do autor e quando comecei a me desanimar com ele. Não havia assistido ao filme antes, mas já imaginava o fim da história, então foi bem previsível, logo acabei não gostando muito... Já leu A Escolha dele? É meu favorito do Sparks :)


    Conhece nosso blog? Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de nossos amigos blogueiros!! ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir