Resenha | Queria que você estivesse aqui, de Francesc Miralles

domingo, 30 de agosto de 2015

Escritor: Francesc Miralles
Editora: Record
Páginas: 254
Sinopse: "No dia que completa 30 anos, Daniel, um prestigiado arquiteto barcelonês, é abandonado pela namorada. Em pleno naufrágio pessoal, escuta o disco da cantora Eva Winter, que ganhou de presente da única amiga que manteve desde a faculdade. Para sua surpresa, as músicas parecem falar de sua própria biografia. Intrigado, Danil toma uma decisão insólita: sem avisar ninguém, muda-se para Paris em busca da cantora misteriosa. Lá, muitas surpresas o esperam... e, talvez, o amor de sua vida."
"Ha destinos na vida que exigem longos rodeios, uma habilidade especial para evoluir em círculos até encontrar a entrada para um mundo que está dentro deste, mas que até então você não conhecia." (pág. 22)
O protagonista da história chama-se Daniel. Desde a infância, nunca teve sorte com as mulheres. Durante sua adolescência teve diversas desilusões amorosas até chegar em Desireé. Ele tornou-se um arquiteto que acabou de completar seus 30 anos, mas essa idade não chegou lhe trazendo boas notícias: sua namorada acaba terminando o relacionamento para ficar com seu “amigo” e Daniel acaba ficando totalmente depressivo.
"Eu também estava em construção. Sempre é mais agradável pensar assim do que admitir que você foi derrubado pelas circunstâncias." (pág. 40)
No meio de tanta depressão, Daniel acaba apegando-se a um disco que sua melhor amiga, Marta lhe deu de presente de aniversário intitulado como: Queria Que Você Estivesse Aqui, da cantora Eva Winter. Conforme escutava o disco, mais ficava intrigado, pois as letras eram totalmente detalhes de toda a sua vida. Cada faixa do disco revela uma parte de sua infância, adolescência até a sua vida adulta. Daniel acaba ficando obcecado pela tal cantora, que acaba indo até Paris – cidade onde a cantora mora – para descobrir o porquê de tanta coincidência.



Quando Daniel chega em Paris, elacaba chegando na cidade, entra numa briga logo quando está no show da Eva, acaba sendo assaltado, fica sem dinheiro e acaba hospedado na casa da cantora. Sim, rápido assim: ele encontra Eva, ficam amigos e descobre que Eva não é famosa. Ela faz show em barzinhos e não canta tão bem quanto no disco.
"Não foi agora que comecei a ver em perspectiva o que falhou entre a gente. Creio que foi um problema de evolução. Crescemos em direções distintas, inclusive em ritmos distintos." (pág. 53)

Mas o ponto todo da história está ligada em outra coisa: o livro O Jardim Secreto, que Daniel acaba encontrando em cima de uma mesa em um café parisiense. Nesse livro, no marca página, há um e-mail e Daniel passa a maior parte do livro trocando e-mails com uma tal de Mary, que é o nome da personagem principal do livro que ele encontra.



Os momentos finais do livro foram surpreendentes: o mistério da garota dos e-mails e das letras das músicas foram revelados. E surpreendentemente se ligam em uma só pessoa.
 E se você espera uma história de amor, não leia. Agora, se você gosta de drama e suspense com uma pitada minúscula de romance, esse livro é para você.
"Apaixonar-se é um vírus fatal para a felicidade." (pág. 219)

Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ 

Postar um comentário